Depressão também se cura na academia

A famosa expressão latina “uma mente sã num corpo são”, simboliza corpo e mente saudável, de forma mais ampla a expressão refere se ao equilíbrio entre a saúde física e mental, que deveria existir na vida de um ser.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta a depressão como a segunda doença mais incapacitante do mundo, onde aproximadamente 3% da população em esfera global estão vivendo com depressão. As pessoas acometidas pela depressão perdem a vitalidade, vivem dias de tristeza, falta de confiança, sentimento de culpa, pessimismo e baixa autoestima, em casos mais graves se teme o pior a (HOLLENBERG; HAIGHT; TAGER, 2003).

Ao contrário do que muitos pensam a depressão não pode ser curada apenas com remédios, requer a combinação de fatores relacionados ao modo de vida que irão interferir positivamente no tratamento. Além dos medicamentos e acompanhamentos com um especialista, são recomendadas doses diária de exercício físico, a prática de exercício físico faz com que nosso corpo libere endorfina, aumentando a sessão de prazer e bem estar, o exercício também é capaz de liberar a serotonina , que um importante neurotransmissor, que age no Sistema Nervoso Central, ajudam a diminuir ataques de ira, reduzir a agressividade, ajuste da temperatura corporal, normalizar pressão arterial, melhorar o humor, controle do sono e o apetite, e ainda dá um impulso na vida sexual (POWERS; HOWLEY, 2000).

Então, antes usar de qualquer medicamento, escolha alternativas menos agressivas que irão fazer com que sua saúde seja preservada, uma vez que remédios antidepressivos causa diversas reações indesejáveis ao organismo, devem ser administrados com precaução (SCALCO, 2002). Consulte seu médico e procure um profissional de Educação Física e comece hoje a mudar seus hábitos, viva mais e melhor.

Deixe um comentário

Fale Comigo

Alguma dúvida? Fale comigo.

Ilegível? Altere o código. captcha txt